Como funciona a vida após a morte? | Naruto
Vida após a Morte.
Olá, queridos fãs de Naruto e amantes de animes! Hoje, vamos abordar um tema um tanto curioso sobre o universo de Naruto. Vocês já pararam para pensar sobre como funciona o sistema de “Vida após a morte”? Para onde os mortos vão depois de sua morte? Existe céu ou inferno, ou algum tipo de “lugar de paz” ou de “condenação” para onde os espíritos das almas são julgadas? Basta lembrarmos alguns dos vários personagens que já morreram, como:
Jiraya, Itachi, Hiruzen, Minato, Kushina, entre outros personagens marcantes, todos enfrentaram a inevitável passagem para o além, mas será que a história deles realmente terminou? Descubram conosco os segredos mais profundos e as teorias mais intrigantes sobre o destino pós-morte dos ninjas. Além disso, vamos explorar as diferenças surpreendentes entre o anime e o mangá de Naruto, desvendando interpretações exclusivas de momentos cruciais. Você vai se surpreender com o que revelaremos! Fiquem ligados, inscrevam-se no canal e ativem as notificações para não perder essa análise única. Primeiramente, vamos pelo menos tentar entender como funciona o conceito de “vida após a morte” em Naruto.
Como funciona?
Rei do Inferno
Não há uma resposta definitiva sobre se existe um inferno em Naruto ou não. Não se sabe se esses planos espirituais são divididos em diferentes níveis ou reinos, como o inferno ou o paraíso, mas há pequenas evidências sobre a existência de um inferno, como no capítulo 618, onde vemos Orochimaru invocando os 4 primeiros Hokages, Hashirama Senju, Tobirama Senju, Hiruzen Sarutobi e Minato Namikaze para o mundo dos vivos através do edo tensei.
Ao serem invocados, vemos Hashirama voltando, porém, gritando de dor e agonia, dando a entender que sua alma não havia partido para a vida após a morte, mas sim que estava em intenso tormento selado dentro do Shinigami. Há técnicas que podem manipular as almas das pessoas, como o Edo Tensei, que revive os mortos usando corpos sacrificados com o DNA do morto em questão, ou o Izanagi e o Izanami, que alteram a realidade e o destino usando os olhos do Sharingan. Essas técnicas sugerem que as almas das pessoas não estão totalmente separadas do mundo físico, e podem ser afetadas por ele, portanto, a existência de um inferno em Naruto é uma questão de pura interpretação. O Shinigami invocado pelo Orochimaru é chamado de “Rei do Inferno” ou “Deus da Morte”, então somente a existência desse ser é uma evidência de que deva existir um lugar de tormento das almas.
Purgatório
O purgatório é onde acabam as almas incapazes de seguir em frente. Elas não podem passar para a vida após a morte devido a arrependimentos ou porque estão esperando por alguém. Os espíritos dessas almas ficam no purgatório durante anos, sentindo culpa, remorso e arrependimento, esperando que seu espírito seja aliviado através da espera de alguém muito amado por essa pessoa possa acompanhá-la ou a resolução de alguma pendência que essa pessoa possa ter tido em vida e que não pôde realizá-la ou concluí-la.
Terra Pura
Esse é o local de descanso final de todos que morreram em Naruto. Aparentemente parece não haver um sistema moral ditando quem pode ou não entrar na Terra Pura, ou algum deus que julga os espíritos das almas e determina para onde elas passarão a eternidade. Não há informações sobre como é a vida após a morte em si, mas muitos personagens sentem que é um lugar onde podem finalmente estar em paz após uma vida inteira de sofrimento. Pessoas que vão para a Terra Pura param de observar os vivos, pois ao seguirem em frente, não há mais dor ou arrependimentos.
Personagens antagonistas como Deidara e Kakuzu foram revividos, e as almas deles foram recuperadas da Terra Pura, pois eles seguiram em frente sem arrependimentos. Ambos faziam parte da famosa organização criminosa “Akatsuki”, mas mesmo assim, isso não os impediu de adentrar na Terra Pura. Deidara deve ter pensado que seu último ataque havia matado Sasuke, e por isso ele pôde “descansar em paz” pensando que matou seu inimigo, e Kakuzu foi derrotado por Naruto e morto por Kakashi, decidiu seguir em frente após sua morte.
Fora eles, almas de Kages também foram trazidos de volta da Terra Pura para lutarem na quarta guerra mundial ninja, e todos voltaram para os vivos em forma de reencarnação impura. Até mesmo os Kages que foram invocados no final da quarta guerra ninja por Hagoromo Otsutsuki, voltaram sem estarem atualizados sobre o que estava acontecendo no mundo ninja. Eles se lembravam de suas vidas, mas não estavam cientes do que estava acontecendo no mundo.
O mais curioso é que nenhum deles sabiam sobre a existência do Rikudou Sannin, indicando que Hagoromo só foi para Terra Pura depois de toda a guerra ter acabado e antes da luta das reencarnações de seus filhos começarem, e ao ir para Terra Pura, ele foi em paz, pois seu trabalho havia terminado, deixando o resto para Naruto resolver. Entretanto, a Terra Pura nunca foi mostrada de fato, nem no mangá e nem no anime, apenas o purgatório.
Almas seladas
Selar a alma de uma pessoa impede que ela passe para a vida após a morte. Um exemplo de selo é o Selo do Ceifeiro da Morte. Este jutsu foi usado pelo terceiro e quarto Hokage, Hiruzen Sarutobi e Minato Namikaze.
É uma técnica de selamento proibida que requer o sacrifício da própria alma do usuário para selar a alma do alvo dentro do estômago do Shinigami. Uma vez selada, a alma não pode ser reencarnada ou revivida, a menos que seja liberta pelo próprio Shinigami em troca de um sacrifício, como Orochimaru fez ao reencarnar os 4 Hokages.
Minato selou a metade Yang da Kurama dentro de seu filho, Naruto, usando esse jutsu. Ele também selou a parte Yin, mas essa parte foi levada pelo Shinigami com sua alma. Ele também deixou sua consciência dentro do selo de Naruto, para se comunicar com ele no futuro. Igualmente Kushina, para que ambos futuramente pudessem ajudá-lo a controlarem a Kyūbi. Somente quando o selo foi quebrado e os Hokages foram invocados para lutar durante a guerra que Hagoromo liberou suas almas, para que eles pudessem passar para a Terra Pura.
Almas seladas dentro de pessoas.
Outras almas que também estavam seladas, eram a de Kushina Uzumaki e Minato Namikaze. Ambos apareceram para Naruto em momentos diferentes da história. Minato apareceu para ele quando o mesmo estava perdendo totalmente o controle sobre a 9 caudas, e Kushina para dominar o poder da Kyūbi.
Parte do Minato que estava selada dentro de Naruto havia observado toda a vida de seu filho, dizendo que o mesmo estava até mesmo sabendo sobre a destruição de Konoha e sobre a morte de Jiraya.
Já Kushina que estava selada dentro de Naruto, também pôde falar com seu filho após o mesmo começar a perder o controle sobre a 9 caudas, e Kushina pode se manifestar espiritualmente para o Naruto numa dimensão espiritual onde só havia ele e ela. Somente quando ela pôde ajudar seu filho a controlar a Kyūbi e poder conversar com ele, é que Kushina conseguiu seguir em frente e partir para a Terra Pura, se despedindo de seu filho.
Cores revelam sentimentos…
Em cada cena de reencontro nalgum plano espiritual entre 2 personagens, é perceptível a presença de cores no mundo dessas cenas, contextualizando os sentimentos profundos dos personagens por algum evento ou pessoa. Pelo que foi mostrado, 5 cores diferentes são visíveis nesses reencontros, e dentro de seus contextos, explica os sentimentos/intenções dos personagens.
Kakashi e Sakumo.
- A primeira cena de reencontro que vemos, é quando Kakashi morre enfrentando Pain, gastando todo seu chakra para salvar Choji e ajudá-lo a escapar de um dos Caminhos de Pain durante o capítulo 424.
Kakashi morre no capítulo seguinte, no 425, e conforme nós lemos o capítulo, percebemos que Kakashi está “lhe contando” mentalmente para Obito em relação às coisas que ele pôde ou não fazer em vida, e também “pedindo desculpas” por fracassar, pois não conseguiu proteger a Rin.
Após isso, Kakashi se vê numa dimensão escura, tão escura que mal era possível enxergar algo lá.
Esta dimensão tinha um fundo preto, era o purgatório de Kakashi, mas em sua dimensão, ele pôde encontrar seu pai, Sakumo Hatake, esperando lá por ele sentado num tronco de madeira de frente para uma fogueira com fogo amarelo.
O que essas cores significam dentro desse contexto? Bom, o preto consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito, morte, isolamento, medo e solidão. Todos nós sabemos o que aconteceu com Sakumo em vida, né? Ele se matou após ser repudiado por Konoha e pelos próprios companheiros que ele mesmo salvou quando abortou uma missão importante para a vila. Sakumo escolheu poupar a vida de seus companheiros abortando a missão, e como consequência, todos o odiaram e o taxaram de “lixo”, então Sakumo tirou sua própria vida, deixando Kakashi sozinho. Porém, Sakumo não conseguiu seguir em frente, pois ele nutria sentimentos de arrependimento de não ter ficado com Kakashi. Nisso, Kakashi também teve que crescer sem seu pai e ouvindo de todos que Sakumo era um lixo. O preto pode simbolizar a solidão que ambos sentiram. Sakumo de ter sido desprezado por todos após salvar seus companheiros e Kakashi por perdê-lo muito cedo, e o amarelo do fogo pode indicar o otimismo e alegria de Sakumo por ter a chance de conversar com seu filho.
Naruto e Minato.
- 2. A segunda cena de reencontro que nós vemos, é no capítulo 440, onde vemos Naruto e Minato se conhecendo pela primeira vez. Minato aparece pra ele dentro da dimensão onde Naruto estava sendo possuído pela raposa de 9 caudas, mas ele então convoca outra dimensão onde se encontravam apenas os 2. E o fundo dessa dimensão é branca.
Qual o significado da cor branca? A cor branca é frequentemente associada a conceitos de paz, pureza e limpeza. Ela é conhecida como a ‘cor da luz’, pois reflete todas as cores do espectro, o que resulta em uma aparência extremamente clara e luminosa. O branco simboliza valores como paz, espiritualidade, clareza, inocência e virgindade. No contexto dessa cena, vemos que o branco se encaixa muito bem, pois há diversas revelações e esclarecimentos de Minato para Naruto.
Naruto e Kushina.
- A terceira cena que nós vemos é no capítulo 498, onde Naruto está prestes a perder o controle completo pelo ódio da raposa de 9 caudas, e Kushina invoca uma dimensão espiritual para conversar pela primeira vez com seu filho.
O fundo dessa dimensão onde ambos se encontram é amarelo, e o que significa essa cor? O amarelo é frequentemente relacionado a sentimentos de alegria, felicidade e otimismo. É uma cor vibrante que pode evocar sensações de contentamento e entusiasmo. É uma cor que pode simbolizar a clareza na comunicação e na expressão de ideias. Vemos isso quando Kushina expressa alegria genuína ao reencontrar seu filho, e o choque e felicidade de Naruto ao finalmente poder conhecer sua mãe. Kushina começa a contar um pouco de sua vida para Naruto e a verdade sobre o seu nascimento, o seu relacionamento com Minato até a sua morte.
Obito e Rin.
- A quarta cena que vemos é no capítulo 687 e 688, no reencontro de Obito e Rin no purgatório. Rin Nohara estava no purgatório esperando somente pelo Obito, por incríveis 20 anos! Ao rever Obito, sua expressão é de alegria genuína, saudade e de expectativa, pois ela aparenta estar bem feliz de finalmente revê-lo.
Então ela lhe diz: “Eu estava te esperando”, ou seja, esperando especificamente por ele. Isso é confirmado olhando a página do mangá em japonês.
E a cor de fundo dessa dimensão do purgatório onde Obito acordou e reencontrou Rin esperando por ele, era rosa, e o que o rosa significa? O rosa é frequentemente associado ao amor e ao romance, sendo uma cor comumente usada em flores e presentes românticos.
Sendo assim, nos deixa a entender que Rin Nohara escolheu Obito Uchiha não apenas para passar a eternidade ao seu lado, como também escolheu amá-lo para sempre, pois uma vez que se atravessa pra Terra Pura, é impossível voltar, o que significa que Rin Nohara escolheu esperar pelo Obito no purgatório até o momento de sua morte, e nesse tempo, ela deve ter se apaixonado por ele.
Ué, mas a Rin não gostava do Kakashi? Bom, em toda a sua infância, Rin era a melhor amiga de Obito…
Mas em sua adolescência, ela nutriu um crush por Kakashi, devido à sua genialidade e habilidades.
E até mesmos escolheu ou foi forçada a morrer nas mãos dele para evitar que o Sanbi destruísse Konoha, mas durante a saga Kakashi Gaiden, vemos Kakashi revelando para Rin que Obito havia escolhido se sacrificar por ela não porque ele gostava dela, mas também porque a amava. Rin até tentou “se declarar” naquele momento de puro desespero, mas Kakashi a rejeitou, lhe dizendo que ele havia escolhido conscientemente abandoná-la, e que ele era um lixo por isso, deixando Rin nitidamente magoada. (Capítulo 244 do mangá e episódio 120 no anime).
Kakashi desmaiou após os inimigos atacarem, mas ambos foram salvos por Minato. Ao acordar, Kakashi percebe que está num local mais afastado, e Minato estava ali, logo ao seu lado, esperando seu pupilo acordar. A primeira coisa que Kakashi pergunta é o que aconteceu e como Minato chegou ali, e Minato lhe explica sobre o selo do hiraishin em sua kunai, mas ao perguntar sobre a Rin, Minato aponta para a frente, onde vemos a Rin afastada de ambos e olhando pro céu noturno estrelado, imaginando qual daquelas lindas estrelas era Obito. Ela estava refletindo sobre o que Kakashi lhe contara sobre os sentimentos do Obito, e com isso, se arrependendo de ter escolhido inicialmente Kakashi como seu “par romântico” observando apenas suas habilidades, e não a sua pessoa.
Após isso, nós já sabemos da história que Madara sequestrou a Rin manipulando os ninjas de Kirigakure, onde Madara implantou o Sanbi dentro dela e ainda colocou o selo “mestre das marionetes” no coração dela,
Ela se aproveitou do momento em que Kakashi iria atacar um ninja inimigo e usou o chidori de Kakashi para acabar com tudo, sendo tudo aquilo milimetricamente planejado e calculado por Madara para acontecer daquela mesmíssima maneira, tudo para corromper Obito.
No entanto, Rin não conseguiu seguir em frente, ela esteve esperando no purgatório o tempo todo observando a vida de Obito. Ela afirma no capítulo 687 que ela estava vigiando-o o tempo todo e que ela estava esperando por ele. Talvez no tempo em que Rin esteve no purgatório, seus sentimentos por Kakashi e Obito mudaram drasticamente, amadurecendo emocionalmente, passando a nutrir amor e paixão por Obito Uchiha e o escolheu para ser seu par pela eternidade. Ela nos mostra que ela não estava esperando por Kakashi, e o fato de Rin saber que Kakashi também estava vivo e não mencionar seu nome em momento nenhum, e sua ansiedade em cruzar para a eternidade com Obito evidencia sua mudança de sentimentos. Da mesma forma que ela decidiu se matar nas mãos de Kakashi, ela também decidiu esperar pelo Obito para passar a eternidade juntos.
Então, durante o tempo em que ela esteve no purgatório, ela deixou seu crush pelo Kakashi de lado, e passou a amar Obito. Nisso, nós podemos concluir que em vida, Rin nutriu uma paixão infantil por Kakashi, mas na morte ela decidiu amar Obito e escolhê-lo não apenas como seu amor, mas também como seu companheiro na vida após a morte pela eternidade.
E a quinta e última cena que nós vemos, é no capítulo 691, onde vemos a despedida final de Kakashi e Obito, após Obito se sacrificar para salvar o time 7 e Kakashi do ataque mortal de Kaguya, morrendo por eles e emprestando temporariamente seus poderes para que Kakashi tivesse uma chance de enfrentar Kaguya, resultando no susano’o utilizado pelo mesmo que misturava seus poderes com o de Obito e o chakra de Hagoromo, fazendo com que Kakashi conseguisse abrir uma abertura para que Naruto, Sasuke e Sakura conseguissem selá-la.
Durante a despedida, nós podemos ver que a cor de fundo da dimensão é azul, e o que o azul significa? O azul pode significar confiança, harmonia, afeto, amizade, fidelidade e outras coisas, simbolizando que ambos se despediram como velhos companheiros de time, com Obito arrependido de suas ações e com o perdão de Kakashi. Quando Obito e Kakashi se despedem, Obito menciona que a Rin está esperando,e a única coisa que Kakashi responde é se ele tem alguma desculpa pra dar pra ela por ter se atrasado, e Obito responde que ele já a havia dito que iria ajudá-lo, deixando Kakashi satisfeito.
Ele parecia aliviado em conseguir se despedir do Obito como um amigo e aliado, ao invés de inimigos mortais, e ficou feliz pelo Obito finalmente ter conseguido ficar com a Rin.
Chegamos ao final deste mergulho emocionante na “Vida após a morte em Naruto”. Esperamos que vocês tenham apreciado tanto quanto nós explorar esse universo ninja! Muito obrigado por ter lido até aqui. Se tiverem gostado, não deixem de comentar! Compartilhem conosco suas opiniões…
Se quiser saber mais sobre isso, recomendo assistir ao vídeo onde falamos mais sobre isso, no nosso canal no Youtube, o DivertidoAnime.
0 Comentários