Kakashi é o Sasuke que não quis vingança?
Comparando as vidas de Kakashi e Sasuke:
É frequentemente comentado que Sasuke é o “Kakashi” do Time 7. Mas, além de ambos, serem introvertidos, esses dois realmente não poderiam ser mais diferentes e têm muito pouco em comum.
A história de Sasuke é sobre alguém permitindo que sua dor os leve a machucar os outros, enquanto a história de Kakashi é sobre alguém permitindo que sua dor os impeça de ajudar os outros. Há muitos momentos em que Kakashi poderia ter agido com compaixão, bondade e sensibilidade. Em vez disso, Kakashi deixou seu complexo de futilidade e apatia pesarem sobre ele e impedi-lo de ajudar os outros, mesmo tendo três “filhos” desesperadamente dependendo dele. Kakashi não ajudou seus alunos quando eles mais precisavam.
Há alguns paralelos entre as histórias de Kakashi e Sasuke se você quiser procurá-los, mas algumas congruências em suas histórias de fundo não equivalem a serem semelhantes. Caso contrário, você pode muito bem-dizer que Kakashi e Sasuke são como todos os personagens da série porque eu poderia encontrar traços que eles têm em comum com quase todos os personagens do elenco de Naruto se tivesse a tarefa de fazê-lo.
Os fãs costumam dizer que “Kakashi = Sasuke” e gostam de comparar o Time Minato e o Time 7, mas, falando de modo geral, todos os times de Naruto têm a mesma estrutura de time que segue esta fórmula básica: há o cara animado, impetuoso, falante, legal e honesto que geralmente é um azarão; há o cara mais frio, quieto e sério que é excepcionalmente habilidoso/talentoso e inteligente, prodigioso, prático e comumente rude ou rigoroso; e há a garota (geralmente exuberante e extrovertida) que pode ser fogosa, mas também atenciosa, e ela geralmente tem uma queda por um cara. Praticamente todos os esquadrões de Naruto podem ser categorizados neste padrão básico, mais ou menos:
Naruto – Sasuke – Sakura
Kiba – Shino – Hinata
Choji – Shikamaru – Ino
Lee – Neji – Tenten
Kakashi – Obito – Rin
Kankuro – Gaara – Temari
Jiraiya – Orochimaru – Tsunade
Suigetsu – Jugo – Karin
Tenma – Itachi – Shinko
Hiruzen – Homura – Koharu
Yahiko – Nagato – Konan
O Time 7 não tem mais em comum com o Time Minato do que com qualquer outro time da série. Quase todos os times têm uma estrutura básica similar em relação aos tipos de personalidade. Os fãs agem como se fosse especial que o Time 7 seja uma reminiscência do Time Minato, mas o Time 7 é tão similar ao Time Minato quanto eles são a todos os outros times. Existem algumas similaridades vagas e soltas se você procurar propositalmente por elas, mas não vejo muito sentido em comparar o Time 7 ao Time Minato a menos que você esteja discutindo especificamente paralelismo.
O triângulo amoroso também é drasticamente diferente da dinâmica do Time 7 e não é congruente de forma alguma. O Time 7 é um caso de dois meninos apaixonados pela mesma garota, enquanto o Time Minato é um caso da mesma garota apaixonada por dois meninos. Tanto Naruto quanto Sasuke amavam Sakura, mas Sakura não amava Naruto romanticamente, então ela acabou com o cara de quem estava apaixonada, Sasuke. Por outro lado, Rin amava tanto Kakashi quanto Obito, mas só podia escolher um (e eu acho que é claro que ela teria casado com Obito, se a tragédia não tivesse atingido o time). Em medida de comparação direta, ObiRin é mais reminiscente de NaruSaku, que não era canônico, do que de SasuSaku. Sendo que ObiRin é muito mais parecido com NaruHina do que com NaruSaku.
A única semelhança real é Obito, já que Naruto e Obito têm uma quantidade surpreendentemente alta de coisas em comum em relação às suas personalidades, mais do que o usual. Mas Rin e Sakura não poderiam ser mais diferentes, assim como Kakashi e Sasuke não poderiam ser mais diferentes.
Sasuke e Kakashi têm temperamentos mais tranquilos, mais frios e mais calmos, mas metade do elenco de Naruto também tem, então não vejo como isso torna Kakashi e Sasuke parecidos. Ambos são introvertidos, mas até como são introvertidos é bastante diferente. Os introvertidos têm uma grande variação entre eles. Alguns introvertidos são mais introvertidos que outros, e há muitas categorias diferentes de personalidades introvertidas. Poderíamos muito bem chamar Orochimaru, Sasuke e Neji de todos “semelhantes” se estivermos procurando “semelhanças” entre os personagens. Ou até mesmo dizer que Orochimaru, Kakashi e Sasuke são “os mesmos personagens em gerações diferentes” se formos seguir essa famosa falácia…, já que “um é o paralelo direto do outro”, no que já se mostra ser mentira.
Nada entre as equipes é igual, exceto que Naruto e Obito compartilham algumas congruências, mas mesmo eles são pessoas bastante diferentes quando você realmente analisa.
E as personalidades de Kakashi e Sasuke não são nem mesmo parecidas.
Sasuke é ousado, imaginativo, rebelde, emocional, imprudente, ambicioso, introspectivo, pensativo, perceptivo, determinado, persistente, focado, agressivo, e questiona as coisas.
Kakashi é calmo, sereno, relaxado, de baixa energia, contemplativo, perceptivo, impassível, passivo, apático, irresponsável, sem direção, corajoso, e aceita as coisas como são.
Quando era criança, Kakashi era um cara que era completamente obcecado por seguir regras. Sasuke é apresentado como o completo oposto: a primeira ação principal de Sasuke na série foi desrespeitar as regras, como ele fez de forma famosa durante o teste dos sinos, mostrando logo de cara que Sasuke tem pouco interesse em seguir regras. Por outro lado, o jovem Kakashi era obcecado por se manter dentro do quadro de regras que alguém havia construído para ele seguir. Eles eram opostos completos em metodologias desde uma idade muito jovem.
Sasuke quando jovem:
Kakashi quando jovem:
Sasuke e Kakashi literalmente defendiam ideias opostas e não as mesmas desde sempre.
Kakashi era rigoroso com as regras, permitindo que suas ações fossem guiadas por uma lógica dura e insensível, quase que um psicopata total. Por outro lado, Sasuke nunca se importou em seguir regras e é guiado por suas emoções. Ele tem objetivos e visões grandiosos, enquanto Kakashi é desambicioso e não tem planos.
Kakashi tende a se sentir culpado e a se responsabilizar pelas desgraças que acontecem aos outros ao seu redor, mas a maneira como ele responde e processa sua culpa é drasticamente diferente da maneira como Sasuke lida com sua própria culpa de sobrevivente.
Sasuke transforma sua culpa em ação, canalizando essas emoções negativas para um propósito e objetivo, essencialmente transformando suas fortes emoções negativas em armas.
Kakashi não canaliza nem processa suas emoções, mas as deixa presas dentro de si e não vai a lugar algum, nem ele mesmo chega a lugar algum. Ele não tenta mudar o mundo nem a si; ele estagna apaticamente. Simplesmente não se importa com absolutamente nada e ignora os outros. Ele age emocionalmente como um psicopata.
Sasuke é um incêndio furioso e intenso, e Kakashi é um lago plácido, sereno e anormalmente quieto. Se Kakashi está preso em uma rotina, mas incapaz de reunir energia para seguir em frente, então Sasuke está preso em uma cova tentando desesperadamente se arranhar para fora ou cavando um buraco ainda mais profundo. Sasuke é movimento constante e Kakashi é uma quietude passiva. Seja qual for a sua situação, Sasuke sempre tomará uma atitude, para melhor ou para pior, e independentemente da situação, Kakashi será letárgico e relutante em agir, optando por ignorar tudo e “seguir em frente”.
Kakashi luta para não se sentir preso em um sentimento de futilidade e impotência destinada, enquanto Sasuke acredita no propósito de cada um e em tomar as rédeas da própria vida. Sasuke é uma força de mudança e Kakashi está perpetuamente estagnado. Isso é verdade tanto em suas ações externas quanto em sua psicologia interna. Sasuke é um personagem muito dinâmico, mudando constantemente à medida que reage a estímulos no mundo ao seu redor e responde emocionalmente a eles. Kakashi é um personagem estagnado, não reativo ao mundo ou às pessoas ao seu redor.
Kakashi tem um baixo locus de controle interno e uma perspectiva fatalista. Ele acredita que todos são apenas mais uma engrenagem na máquina, sendo movidos em direções específicas e predeterminadas, impotentes para lutar contra seu destino. Como resultado, Kakashi carece do espírito ou força de vontade para assumir o controle de sua vida e fazer algo com ela. Ele não tem um senso de agência forte o suficiente para acreditar que pode fazer a diferença ou mudar as coisas para melhor. Quando as coisas dão errado para Kakashi, ele pode se culpar, mas também tende a culpar os outros e as circunstâncias externas. Ele não consegue mudar a si, nem pode mudar os outros ou o cruel mundo shinobi, então ele nem tenta. Ele só aceita as desgraças do mundo como são e tentam convencer os outros a seguir sua filosofia de: “O mundo é uma merda, pessoas morrem no mundo ninja, inclusive as mais inocentes, aceite isso, ignore tudo e siga em frente. Você não pode fazer nada, pois o mundo sempre foi assim e continuará sendo assim. Impossível de mudar.” Foi exatamente isso que ele fez com Sasuke no capítulo 177. Vocês se lembram da famosa frase do Kakashi, certo? “TODOS SOBRE QUEM VOCÊ TÁ FALANDO JÁ ESTÃO MORTOS”, quando Sasuke lhe perguntou o que ele (Kakashi) faria, caso Sasuke ousasse matar “a pessoa que Kakashi mais ama”. Entretanto, Kakashi responde que “ELES JÁ ESTÃO MORTOS” se referindo a Obito e Rin.
Entretanto, a forma em que Kakashi e Sasuke perderam pessoas que eles “amavam” foram em circunstâncias/contextos completamente diferentes. Sasuke perdeu sua família e as pessoas que ele amava, quando Itachi Uchiha, à mando de Danzo Shimura, o ordenou a matar todos os Uchihas “em nome da paz”, pois Danzo sabia que Itachi não era apenas um agente duplo (na qual dava informações de Konoha para os Uchihas e dos Uchihas para Konoha), como ele também era um servo inquestionável da vila. Noutras palavras, tudo o que a vila o ordenasse a fazer, ele faria, pois é tudo pela “vontade do fogo”. Ideologia essa que era usada para justificar massacres/genocídios/chacinas. Sasuke não teve nenhuma culpa referente às mortes de Fugaku, Mikoto, Shisui Uchiha…, pelo contrário! Sasuke foi 100% vítima de tudo aquilo que ele sofreu. Por outro lado, Kakashi não é apenas cúmplice direto das coisas que ele sofreu, como também é tão culpado quanto. Via de regra, o jōnin é responsável diretamente pelos seus companheiros de time, pois ele é o líder. Kakashi alcançou esse cargo aos 13 anos…, logo, as vidas de Obito Uchiha e Rin Nohara, estavam em suas mãos. O que quer que acontecesse com eles, seria diretamente responsabilidade dele. Só que é perfeitamente perceptível que Kakashi dava mais valor ao seu próprio status ninja, sua imagem e seu cargo hierárquico, do que as vidas de Obito e Rin. Noutras palavras, Kakashi Hatake não se importava nem com Obito nem com Rin, pois ambos seriam apenas “ferramentas” para ele. Isso fica visível ao ver como Kakashi reage ao ver o sequestro de Rin e como ele responde apaticamente a isso.
Ao perder Sakumo Hatake, seu pai, Kakashi reforçou seu próprio argumento de que “Ninjas devem sempre seguir às regras, se não, serão lixos.” Sim, antes mesmo de Sakumo se suicidar, Kakashi já tinha essa opinião, e a morte de Sakumo apenas reforçou ainda mais seu ponto se vista. Seu primeiro posicionamento ao ver o sequestro de Rin Nohara, vou de escolher abandoná-la por sua livre e expontânea vontade. Noutras palavras, ao invés de valorizar a vida de Rin e reconhecer sua importância no time 7, Kakashi escolheu tratá-la como um fardo completo, algo tão substituível quanto uma simples troca de roupas… A desvalorizando tanto como ninja quanto como pessoa. Para ele, mesmo se Rin morresse nas mãos dos inimigos, não haveria qualquer significância para ele, pois ela estaria “cumprindo seu dever como ninja”. Enquanto Rin, sendo jovem e emocionalemente imatura, enchergava Kakashi como sendo “o ninja mais perfeito do mundo” e se atraía por ele devido às suas habilidades, Kakashi não via nela nada mais do que uma simples kunoichi cumprindo seu dever de cuidar dele e de Obito. Então, vemos o momento em que Obito se rebela contra a visão psicopata do mundo que Kakashi nutriu desde sempre. O momento da completa separação altruísta que Obito nutria vs a completa apatia egoísta que Kakashi nutria. Um divisor de águas que nos mostra claramente as diferenças entre a essência bondosa, cuidadosa, amorosa e leal de Obito Uchiha, e a essência apática, desleal, egoísta e traidora de Kakashi Hatake.
Lembram a frase clássica que praticamente todos atribuem à Kakashi Hatake? “Aqueles que quebram as regras são como lixo, mas é muito pior quem abandona seus amigos.” (Dependendo da tradução)?
Pois é, quem falou isso originalmente, foi Obito Uchiha, mesma coisa que Sakumo pensava também. Entretanto, Kakashi, filho de Sakumo, não só não defendia isso, como também era o extremo-oposto dessa filosofia. A partir do momento em que Kakashi escolhe se desviar do caminho de ajudar Obito e salvar Rin, ele está escolhendo: 1) Trair a confiança de Rin nele. 2) Desvalorizá-la completamente em prol de seu status ninja. 3) Deixá-la para ser assassinada pelos ninjas inimigos. 3) Colaborar para que Obito morra tentando salvar Rin. Ou seja, Kakashi escolheu trair tanto Obito quanto Rin numa única decisão complatamente apática.
Kakashi responde à sua dor e perda se fechando e suprimindo suas emoções, isolando-se de qualquer sentimento. Kakashi faz seu trabalho porque é o que se espera dele, mas não sente prazer na vida. Ele é uma engrenagem no sistema, substituível, passando pelos movimentos sem qualquer direção real ou desejo de avançar. Ele está preso em um ciclo vicioso e não tem motivação nem ambição para sair.
Sasuke tem um alto locus de controle interno e um forte senso de agência. Ele acredita fortemente em tomar seu próprio destino e propósito nas próprias mãos. Se Sasuke falha em seus objetivos, ele não culpa os outros tanto quanto se culpa. Sempre que falha, fica chateado por ser fraco demais, e Sasuke considera suas próprias fraquezas como inaceitáveis e imperdoáveis, que é o motivo pelo qual, em vez de não fazer nada, Sasuke se lança na busca por se tornar mais forte o mais rápido possível. Sasuke não é fatalista, nem vê seus esforços como fúteis ou sem sentido. Ele fica desapontado com suas fraquezas e aprende com elas ao perceber que precisa se fortalecer, mas isso não o faz sentir que seus esforços foram inúteis ou sem significado – apenas que não foram bons o suficiente e precisam de melhoria.
Sasuke não é uma engrenagem em uma máquina, ele é a força que impulsiona a máquina. Ao contrário de Kakashi, Sasuke não guarda sua dor junto com o resto de suas emoções e não se mergulha impotentemente na futilidade e na incapacidade de suas próprias limitações. Sasuke é tudo o que Kakashi não é: ambicioso, determinado, apaixonado e motivado. Kakashi está vagando sem rumo pela vida, sem direção e sem um objetivo escolhido, como um corpo sem alma; Sasuke sempre tem um plano e um objetivo. E se ele não tem um, então ele cria um na hora. Assim que Sasuke completa um objetivo, ele não perde um segundo antes de passar para o próximo. Sasuke é tão determinado, motivado e focado quanto uma pessoa pode ser, e Kakashi é a antítese completa disso. Kakashi poderia se esforçar para mais, poderia ser mais, poderia almejar mais, mas ele não é, porque ele não tenta e nem quer isso.
Sasuke vê o mundo como cheio de significado e propósito, onde todos têm um papel que devem cumprir e um propósito que devem perseguir. A luta de Sasuke gira apenas em torno da questão de descobrir qual é o seu propósito: é vingar seu clã? É proteger o Time 7? É destruir Konoha? É proteger Konoha? É salvar o mundo? É matar Naruto? É se aliar a Naruto?
Sasuke vê o mundo como cheio de propósito e deveres que devem ser cumpridos, tornando seu mundo cheio de significado e propósito. Para Kakashi, é o oposto. Kakashi vê o mundo sob uma luz desesperadamente pessimista. Tudo é sem sentido, insensato e sem propósito, um mundo cheio de ações que são fúteis e infrutíferas. Alguém pode nem mesmo tentar se esses esforços só resultarão em nada no final.
Sasuke preferiria se lançar apaixonadamente em qualquer meta ou causa em que acreditasse, não importa quão implausível ou impossível essa meta possa ser. Kakashi preferiria evitar fazer qualquer coisa que não pareça viável ou alcançável e, geralmente, só tentará coisas ao seu alcance.
Nesse sentido, eles são opostos: Sasuke tem uma obsessão doentia por seu propósito, e Kakashi tem uma obsessão doentia por sua futilidade. Sasuke tem uma fixação obsessiva e excessivamente focada em perseguir implacavelmente o propósito de sua vida, não importa o custo, e Kakashi é tão sem rumo e desmotivado que, não importa quão ruins as coisas estejam, ele não se incomoda em mudar suas maneiras para melhorar as coisas ou prevenir uma crise crescente, não importa o que sua apatia esteja custando aos outros.
Sasuke e Kakashi não têm muito em comum, apenas coisas superficiais, e eu quero desfazer o mito de que eles são “semelhantes”, porque não são. Por mais que a fandom tente dizer que “Kakashi é o Sasuke da antiga geração”, seus valores e perspectivas não são congruentes ou compatíveis entre si. Eles estão opostos em vários aspectos, mas sendo sincero, literalmente em quase todos os aspectos.
Kakashi e Sasuke valorizam coisas muito diferentes e suas personalidades divergem de forma tão ampla que Kakashi acha Sasuke irreconhecível, e, inversamente, Sasuke acha Kakashi irreconhecível, e nenhum deles entende bem o outro, se é que entendem.
Parte 2: Quem sofreu mais?
Muitos descreveram Kakashi como “o Sasuke que não cedeu à vingança”. Mas eu tenho que me perguntar: quem exatamente esses fãs acham que Kakashi precisa se vingar? Afinal de contas, foi ele quem destruiu seu próprio time e matou as pessoas a quem ele deveria ter protegido.
Kakashi literalmente nunca teve motivos para querer se vingar. Ele não matou os shinobi responsáveis pela “morte” de Obito, o Minato quem fez isso. (Capítulo 244).
Ele não teve que esperar uma década inteira para conseguir sua vingança como Sasuke, porque Minato fez sua vingança por ele quando ele mesmo não foi capaz disso. Quanto a Rin, os shinobi que a sequestraram já estavam todos mortos quando Kakashi acordou (foi Obito quem os havia matado). (Capítulo 605).
Kakashi pode ter acordado e assumido que havia assassinado todos eles num ecesso de raiva que não conseguia lembrar e, assim, “vingou” Rin, sendo que ele mesmo a assassinou. Assim, Kakashi não só não se vingou (porque foi incapaz disso), como também terceiros foram os responsáveis pela sua vingança.
Caso contrário, ele sempre ficaria se perguntando como aqueles ninjas morreram misteriosamente enquanto ele estava inconsciente. De qualquer forma, Kakashi Hatake foi diretamente o responsável pelo assassinato da pessoa na qual ele havia pessoalmente prometido a Obito Uchiha protegê-la com sua própria vida no “leito de morte” do mesmo garoto na qual ele mesmo desrespeitava constantemente.
Em suma: Kakashi foi o responsável direta e/ou indiretamente pelo assassinato de ambas as pessoas nas quais ele deveria proteger, principalmente devido ao seu papel de “jōnin” e líder de time. Logo, vingança não se aplica de forma nenhuma ao Kakashi. Ele vai se vingar de quem? Dele mesmo?
A vingança não é nem mesmo uma preocupação para ele, nem o arrependimento por nunca tê-la obtido…, nem o desejo de vingar seus camaradas (porque ele nunca os vingou). Então, por que fazer uma comparação com uma criança que teve que esperar uma década inteira para conseguir sua vingança, quando Kakashi foi “sortudo” por não ter conseguido sua vingança, porque nunca teve essa chance e nunca teve que viver sabendo que os assassinos de seus amigos estavam soltos e livres, sem controle e sem desafios, como Sasuke?
Sasuke e Kakashi não podem ser considerados semelhantes nesse aspecto, porque as pessoas que mataram os “entes queridos” de Kakashi não podem ser mortas, porque ele mesmo as matou. Enquanto a pessoa que matou os entes queridos de Sasuke, inconvenientemente, não está morta. Obsessar-se por vingança não era nem mesmo uma opção disponível para Kakashi, então Kakashi não vai ficar obcecado em aplicar a vingança em si mesmo.
Além disso, Sasuke e Kakashi não são a mesma pessoa; eles não reagem a esse trauma da mesma forma. Suas experiências e suas personalidades são tão diferentes que suas situações não são sequer comparáveis. Histórias completamente diferentes, personalidades completamente diferentes, visões de mundo completamente diferentes, culturas completamente diferentes, estruturas familiares completamente diferentes, valores completamente diferentes, filosofias completamente diferentes, experiências completamente diferentes, etc. E a que tudo isso leva? Reações completamente diferentes ao trauma emocional.
Eu também ouço muitos comentários de que “Kakashi é o Sasuke que não ficou mau” ou algo do tipo.
Não, ele não é e nunca foi. Quem afirma isso, definitivamente não conhece ambos os personagens e nem se interessa por isso…, julgando apenas pelo extremo-superficial. Há aqueles que dizem que eles são o mesmo por terem “aparência semelhante”, mas sendo assim, Jiraya, Obito e Naruto deveriam ser essencialmente os mesmos personagens, coisa que definitivamente não são.
Esse é um tópico comum entre os fãs, mas eu pessoalmente acho que os debates sobre “qual personagem sofreu mais” são um dos tópicos mais irritantes que atormentam a base de fãs de Naruto (bem, um entre muitos), por serem óbvios demais.
Por algum motivo, na fanbase de Naruto, “o quão legal seu personagem favorito é” se tornou dependente de quanto ele sofreu. Eu vi fãs competindo para ver qual favorito sofreu mais, porque aparentemente, quanto mais um personagem sofre, “melhor ele é”. Esse é um raciocínio estúpido, e eu desprezo os argumentos de “quem sofreu mais” (embora sim, infelizmente eu já tenha participado deles, mas hoje em dia tento evitar esses tópicos). Eles quase sempre têm uma agenda por trás deles de provar que alguns personagens são “melhores” do que outros às custas de outros personagens serem ridicularizados como idiotas ou chorões por não sofrerem tanto quanto outro, sendo descartados completamente como patéticos sem nenhuma boa razão.
Quando os fãs estão debatendo qual personagem é o melhor (com o que eles realmente querem dizer qual personagem é seu favorito pessoal), o quão trágica é a história de fundo de um personagem é tratada como algum tipo de símbolo de status, por mais bizarro que seja. Há brigas internas sobre “bem, aquele personagem (que eu claramente não gosto) não teve uma vida tão difícil, mas veja o quanto meu favorito sofreu e que vida terrivelmente trágica ele teve. Ele é muito melhor, porque sofreu muito e não fez nada a respeito”.
Acho esse tipo de discurso de mau gosto, sem sentido e bizarro. Mas tornou-se “unanimidade” para os fãs criticarem ou menosprezarem o comportamento de um personagem por “exagerar” seu trauma, enquanto que realçam o trauma de outro personagem e o quão “legal” ou “maduro” foi em resposta ao mesmo. Os fãs diminuem os acontecimentos horríveis pelos quais um personagem passou só para odiar um personagem por ser infantil, chorão, emo, sensível, patético, ou qualquer outra desculpa idiota que os fãs tenham arranjado para fingir que um personagem não merece empatia ou simpatia quando claramente merece. Tanto quanto sei, não há personagens “chorões” em Naruto. Quanto ao elenco de Naruto, se choram, se se zangam, se são parvos, se são passivo-agressivos, se são apáticos, se não fazem nada, se se tornam maus, se ficam muito deprimidos, se gritam, se agem como pirralhos, ou o que quer que seja, não vou chamar seu comportamento de “admirável”, mas a maior parte deles tinha as suas razões para se comportar dessa forma, independentemente de o seu comportamento ser aceitável ou não. Praticamente todas as personagens de Naruto sofreram de alguma forma (Nagato e Gaara que o digam), e não vejo necessidade de enfatizar a dor de uma personagem enquanto se menospreza a dor de outro. Parece falta de empatia, quando se pode facilmente simpatizar com as dificuldades que um personagem enfrentou, mesmo que você o odeie.
É muito estranho ver as circunstâncias de Kakashi e Sasuke como “semelhantes”, já que não são nada parecidos. “Seu pai comete suicídio e seus três companheiros de equipe restantes morrem por sua causa” é um cenário completamente diferente de “seu irmão assassinou seus pais e toda a sua raça, e ele te torturou abusivamente”. Genocídio e aniquilação étnica nas mãos de um membro confiável da família é bem diferente de um pai cometendo suicídio, juntamente com a perda de toda a sua equipe em batalha. Não vou jogar o jogo de debater qual vida é pior do que a de quem, porque é relativo. Vou deixar essa questão para vocês discutirem. Ambas as origens são péssimas, e causaram a Sasuke e Kakashi muitos traumas psicológicos negativos que nenhum dos dois conseguiu lidar. Sasuke desenvolveu TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) complexo, culpa do sobrevivente, graves problemas de confiança e um monte de outros problemas psicológicos. Enquanto isso, Kakashi tinha um complexo de futilidade e um baixo locus de controle interno, provavelmente sofria de depressão e não conseguiu superar seu trauma por duas décadas inteiras, estagnando em sua dor durante todo esse período miserável.
Ambos os cenários levaram a vidas miseráveis para nossos dois personagens, e nenhum deles é uma posição invejável. Acho que depois que as circunstâncias dolorosas de alguém atingem um certo nível de trauma horrendo, torna-se inútil colocar uma história de fundo trágica contra a outra. Ambos tiveram vidas difíceis, realmente difíceis, e ambos ficaram traumatizados por causa delas. Um se sentindo culpado por ser o único sobrevivente cedento por vingança; e o outro se sentindo culpado, pois sabe que não há nada o que ele possa fazer, pois a culpa é essencialmente dele. Suas situações eram muito diferentes, e eles próprios eram muito diferentes, então reagiram de forma diferente, e é irritante que os fãs façam comparações defeituosas entre os dois e não levem em consideração as diferenças individuais. Pessoas diferentes respondem de forma diferente à tristeza, mas os fãs não consideram como isso afeta as decisões de um personagem. Mas há também a narrativa de “Kakashi é o melhor Sasuke porque Kakashi não se tornou um ‘vilão”. Kakashi ser um “bom Sasuke” não é verdade, e mais uma “razão” para glorificar Kakashi em detrimento de odiar Sasuke. O que parece estranho, já que Kakashi e Sasuke não têm nada em comum, nem em personalidade, nem em histórias de fundo, nem na maneira como respondem e reagem ao mundo ao redor deles. Não há nada em comum. Você também pode dizer que Neji é o “bom Gaara” se você é obcecado em fazer paralelos vazios, já que é tão distante comparar a situação de Kakashi com a de Sasuke.
Eu não teria tanto problema com o jogo de comparação de questionar quem sofreu mais se isso partisse de um interesse inocente e verdadeiramente genuíno em quem teve a vida mais desafiadora. Mas esse raramente é o interesse no centro desses debates. É uma disputa boba para provar qual personagem é o melhor, porque a fanbase evidentemente decidiu que a pior vítima é o melhor personagem (independentemente de isso ser verdade ou não). A fanbase de Naruto estranhamente transformou a miséria e o sofrimento em um símbolo de status para classificar o quão grande seu personagem é. No caso, é sempre o Kakashi. Um personagem sofreu muito? Ótimo personagem. Um personagem não sofreu tanto comparativamente? Personagem ruim.
Até certo ponto, eu entendo. Personagens que reagem “bem” sob pressão, estresse, coação e trauma e se mostram emocionalmente mais fortes diante de tais provações são mais “admiráveis, louváveis e agradáveis” do que aqueles que não o fazem. A força do caráter de uma pessoa é testada e revelada por meio de provações, portanto, histórias de fundo ou circunstâncias trágicas são um grampo regular para o “herói”, em termos de dualidade de “bem vs mal”.
O público acha personagens com circunstâncias difíceis mais divertidos porque é mais fácil ter empatia com eles e fica mais fácil entender seu raciocínio e motivação. Mas, embora eu não tenha certeza do por quê Kakashi é o único personagem que é elogiado por “ser o único ‘herói’ a não se tornar mau” quando havia vários outros personagens de Naruto que poderiam facilmente ter se tornado maus, mas escolheram o “caminho do bem” em vez disso, francamente fizeram um trabalho muito mais admirável e honesto do que Kakashi com um estado mental muito mais saudável.
Personagens como Naruto, Killer Bee, Hashirama e Tsunade (embora Tsunade tenha demorado um pouco para superar seu trauma, mas ela ainda era muito mais saudável do que Kakashi, mentalmente falando).
Então por que os fãs não dizem a mesma coisa sobre esses personagens, que mudaram seu mundo para melhor de maneiras dramáticas e passaram suas vidas ajudando as pessoas e nunca seguiram o clássico: “caminho do vilão”?
Até mesmo a dualidade simplória e dualística de “herói vs vilão” é algo completamente relativo, pois estamos falando de ética + moral + filosofia… visões de mundo diferentes que podem ter significados diferentes dependendo de quem julgue. Logo, Kakashi está mais para um anti-herói do que necessariamente um “herói” como diz no mangá, no sentido mais altruísta da palavra. Já o Sasuke, está mais para um anti-vilão, procurando a destruição da vila e dos ninjas, para reformular o mundo à sua própria ideologia na qual ele próprio considera como sendo “melhor.”
No entanto, estranhamente, Kakashi é o principal a ser reconhecido e elogiado por isso pela fanbase GERAL, embora o estado psicológico de Kakashi tenha sido extremamente prejudicial durante toda a série (ele não atinge um estado saudável até Boruto). No entanto, os fãs não reconhecem o estado psicológico abismalmente prejudicial da mente de Kakashi por algum motivo.
Além disso, para mim, dizer que Kakashi é “heróico” por não ser um vilão totalmente depravado é… um pouco estranho. Isso faz parecer que todos que têm uma vida difícil no Naruto-verso deveriam e se tornam “vilões” completamente malignos (pois esse é o significado de vilão)”, e Kakashi é a “única exceção absoluta”. No entanto, vemos que todos no ninja-verso têm uma vida difícil, não apenas Kakashi.
Tsunade viu todos os seus entes queridos desaparecerem de sua vida um por um: seus avós, seus pais, todos os seus companheiros de equipe, seu irmão e seu amante. No entanto, os fãs não lhe dão os mesmos elogios que Kakashi (Por que será?). E aparentemente, nenhum fã se importa em mencionar os incríveis passos de Tsunade em superar seu trauma e como ela mudou de ser dominada pelo trauma para se recuperar de seu passado doloroso e mudar o mundo revolucionando completamente o governo de Konoha. Tsunade introduziu um regime consideravelmente mais pessoal, atencioso e moralmente mudado na Folha pela primeira vez em décadas, mas sua incrível realização (que beneficiou muitas pessoas, incluindo os personagens principais) é amplamente ignorada pela fanbase. Sendo assim, quase toda a fanbase de Naruto atribui a TODAS as “boas mudanças” que Konoha teve em todos os seus anos, ao Kakashi e à mais ninguém…, apenas ele. “Melhor aluno”, “melhor companheiro”, “melhor sensei”, “melhor Hokage”, “ninja mais forte”, “o mais inteligente”, “o mais incorruptível”, etc.
Fora isso, os fãs agem como se Kakashi tivesse aceitado as mortes de Obito e Rin sem pestanejar e fosse o cidadão bonzinho do ano de Sam Sorridente e Konoha. Não foi isso que aconteceu. Depois que Kakashi traiu a todos a quem ele deveria ter protegido, ele se tornou um idiota amargo e rude que era desagradável com todos. Kakashi ficou ressentido com seu pai por abandoná-lo e se tornou esse robô sem coração que só se importava com regras, não com pessoas. Olhe só para isso:
Claramente Kakashi é um sujeito “muito agradável” para se conviver. Não sei o que é mais charmoso: a maneira como ele degrada seus companheiros de equipe como fardos inúteis ou a maneira como ele se refere depreciativamente à criação de Obito como se ele fosse algum tipo de animal defeituoso. Vocês realmente acham que Rin Nohara gostaria de se casar com um cara tão insuportavelmente insensível, desleal, arrogante e psicopata como ele? Tem que no mínimo fanático pra pensar nisso. Isso se deve às pessoas que falam que Rin é Sakura, da mesma forma que existem aqueles que dizem que “Kakashi é o Sasuke”. E quanto à alegação dos fãs de que “Kakashi sempre sorri, apesar de tudo o que passou”, basta olhar para todos aqueles lindos sorrisos que ele SEMPRE mostra para sua equipe.
Deixando o sarcasmo de lado, é evidente que as circunstâncias desagradáveis de Kakashi o transformaram num idiota. No entanto, é como se os fãs de Kakashi tivessem apagado completamente da mente o tratamento horrendo/repugnante/deplorável que Kakashi, em toda sua essência, deu aos seus companheiros de equipe, esquecendo o quão rancoroso Kakashi ficou depois que seu pai o enganou e o abandonou.
No entanto, Kakashi é elogiado por “não ser um idiota”, enquanto Sasuke é vilipendiado por ser um idiota (Noutras palavras, a fanbase inverte a situação por fanatismo), quando a realidade é que ambos eram idiotas. Afinal, se você vai comparar os dois personagens, é justo comparar a personalidade de Kakashi de 14 anos com a de Sasuke de 12 ou 13 anos, e comparar a versão adulta de Kakashi com a versão adulta de Sasuke para uma comparação verdadeira. Mas geralmente os fãs comparam um garoto de 13 anos a um homem de 28 anos e presumem que ambos devem ter o mesmo nível de maturidade mental e moral, o que é… completamente nada a ver. Então os fãs agem como se fosse de alguma forma impressionante que Kakashi não esteja se comportando como uma criança. Sim, eu sempre fico superimpressionado quando pessoas de 30 anos não agem duas décadas inteiras mais jovens do que sua idade (estou sendo sarcástico de novo).
Quando as pessoas dizem “Kakashi nunca reclamou de seu passado”, bem, até onde eu vi, Kakashi reclamou de sua história tanto quanto todo mundo. Ele disse em diversas ocasiões que sua vida era muito ruim e comentou o quão difícil foi seu passado.
Ele passou um tempo amuado e perdido em seu passado, ficando tão obcecado pelos membros falecidos de sua equipe que ignorou os vivos, e ele se tornou um idiota que tratava as pessoas como ferramentas, um exemplo dele reagindo ao seu passado traumático e trágico de uma forma muito negativa.
Para ser claro, não considero o comportamento de Kakashi uma reclamação, mas meu ponto é que quando a fanbase afirma que “Kakashi nunca reclama” e foi o “único personagem da série que não reclamou”, isso implica que todos os outros na série Naruto estão regularmente reclamando sobre suas vidas difíceis, como se todo o elenco de Naruto não fizesse nada além de sentar e monologar sobre o quão difícil é a vida deles e Kakashi fosse a única exceção.
Deixe-me ser ainda mais claro: dizer, reconhecer ou expressar que você teve uma vida ou uma história difícil não é reclamar. E se for, então Kakashi definitivamente também é um reclamante, porque ele disse em várias ocasiões o quão difícil e dolorosa sua vida tinha sido. Muitos personagens de Naruto disseram que tiveram uma vida difícil por um motivo muito interessante: porque tiveram uma vida realmente muito difícil.
Também quero esclarecer que tentar agressivamente a paz mundial ou criar a paz mundial para todos os outros (quando você mesmo não se beneficiará tanto assim) com métodos violentos ou questionáveis não é reclamar. Imoral, sim. Reclamar, não. Significa que você identificou um problema com o mundo e está tentando consertá-lo, mas está fazendo isso de forma radical e extremamente violenta. Vilões (pelo significado mais bruto da palavras e excluindo os anti-vilões) não são inerentemente “chorões”, eles são inerentemente imorais, antiéticos e malignos, diferente do anti-vilão.
Para outra diferença nas situações, Sasuke foi colocado em posições que questionavam diretamente sua lealdade aos seus entes queridos versus sua lealdade à sua aldeia. Kakashi não foi. Todos os “entes queridos” que Kakashi perdeu se sacrificaram por vontade própria ou por manipulação total. Isso se deve inteiramente à extrema corrupção e psicopatia total dos ninjas em seu sistema ninja de usar a vida humana como uma ferramente completamente substituível. Ninjas são, por padrão, humanos sem alma, apenas máquinas obedecendo à sua “programação”, e Kakashi era o melhor exemplo isso. Um computador com uma programação clara: obedecer às regras ninjas, custe o que custar.
Por outro lado, Sasuke sabia que o governo ordenou o massacre de seu povo, forçando-o a considerar a difícil questão de lealdades. Isso aconteceu mais tarde na série, mas levará a uma perspectiva mais complexa e confusa.
Sasuke teve que considerar a questão: “Devo lutar contra a injustiça que massacrou meu povo ou devo manter a cabeça baixa enquanto sirvo cegamente a um governo tão corrupto e maligno que cometeu genocídio contra seus próprios civis ou existe outra alternativa além disso?” É uma pergunta difícil para uma criança pensar, e não uma com uma resposta fácil, especialmente quando você está tão perturbado e emocionalmente afetado.
Kakashi nunca teve que passar por algo tão conflitante ou confuso em relação ao seu patriotismo. Na verdade, a morte de Obito e Rin foram essencialmente culpa dele. Entretanto, a de Rin foi 50% culpa dele, já que ele, sim, carrega a responsabilidade direta pela vida dela, mesmo que ele tenha ignorado e negligenciado completamente os avisos dela de “precisar morrer” para salvar Konoha. (Capítulo 629).
No final das contas, é melhor não comparar Sasuke e Kakashi, porque não há muita correlação e não faz muito sentido compará-los, nem serve a nenhum propósito.
0 Comentários