Por que o anime Naruto é ruim? (Segundo os fãs)

Os temas trabalhados em Naruto são o esforço e a forma de lidar com a dor. O primeiro está no protagonista durante pelo menos 20 volumes do mangá e ocupa posto de destaque em seus momentos de ação, desde a Floresta da Morte até a luta com Pain, a qual foi finalizada por meio de estratégias não tão apelonas do Naruto. Vale a pena destacar o brilhante momento em que o Naruto derrotou Gaara, jinchuuriki do Shukaku, com sua própria força, pois o chakra vermelho não cobria mais seu corpo.

Além da presença inevitável na motivação de Naruto, a ideia de esforço envolve também Hinata Hyuga e Rock Lee, personagens marcados por perderem com honra, sem se dar por vencidos. Ambos, inclusive, veem o Naruto como uma inspiração. Praticamente todo o relacionamento do Naruto com a Hinata gira em torno desse reconhecimento do esforço e da superação.

O segundo elemento, a dor, esteve sempre presente nos vilões, sempre das mais variadas formas. O problema é que, em dado momento, entre Haku e Madara Uchiha, surge uma repetição da mentalidade do vilão. Mais ou menos no mesmo ponto em que isto ocorre, a admiração pelo esforço desaparece. A virada se dá após a derrota de Pain, mais especificamente no volume 53.

Durante mais da metade da obra, Naruto possui limites para o uso de seu poder. Tem muito chakra, mas não sabe controlar; o Rasengan é forte, mas é preciso estar perto para acertar; o chakra vermelho dá muito poder, mas Naruto perde o controle; o Modo Sennin é completo, mas só dura 5 minutos; o Rasen Shuriken é devastador, mas ferra o corpo do Naruto (posteriormente ele consegue lançar ele, mas apenas poucas vezes por gastar muito chakra).

Após vencer a Kyuubi, Naruto ganha acesso a uma quantidade praticamente infinita de chakra e começa a inventar novas e estranhas formas do Rasengan, agora sem chance de perder o controle. Essa saída de risco é um aspecto inédito em Naruto e foi um golpe duro no “esforço”. A vida ninja de Naruto se tornou extremamente fácil e ele ficou muito acima da força de seus companheiros.

E é aí que Naruto começou a ficar ruim, pois ele passou de um personagem muito esforçado para um personagens com poder infinito capaz de vencer qualquer um.
Depois de muitos episódios mostrando o Naruto Modo Poder Infinito em ação, Masashi Kishimoto jogou fora o “esforço”.

Quando Madara estava mais forte que nunca e provavelmente invencível, o Naruto cansado quase morto foi visitado por Rikudou Sennin e recebeu um poder suficiente para enfrentar Madara em pé de igualdade. Há zero esforço e foi a evolução mais gratuita do Naruto em todo o anime/mangá. Não há treino, é simplesmente um presente divino.

Mesmo sem falar sobre o poder divino recebido por Naruto, o encontro com Rikudou Sennin já é o suficiente para quase solucionar a qualidade que Naruto desenvolvia até então. Para não ir mais fundo nesse fato, que para mim é o maior erro cometido por Masashi Kishimoto, vamos apenas relembrar um momento grandioso da obra: Neji acredita em destino e Naruto o vence, mostrando que um fracassado pode vencer um gênio apenas com seu esforço, defendendo o emocionante tipo de Rock Lee.

Mas pera aí Naruto, não foi você que disse que a gente escolhe o próprio destino? Como você me explica isso sendo que você é a criança da profecia.

Pain foi o vilão com a maior dor (seu nome não é por acaso) até aí. Nenhum outro antes dele foi tão radical em querer dominar o mundo para alcançar a verdadeira paz e os dois vilões depois dele pensaram do mesmo jeito. Obito e Madara repetem a ideia de Pain, agora sem o mesmo impacto que já teve e sem encorajar tanto o protagonista quanto já estimulou.
Quanto mais a ideia é lembrada, pior ela fica. O “esforço” e a “dor” perderam o impacto que tiveram no auge de Naruto, a luta Naruto vs Pain.

Considerando os três pontos (dor, esforço e destino) é natural concluir que Naruto é ruim.

Até o Pain, se considerar que o Sasuke e o Naruto tiveram sua batalha final em seguida, Naruto é muito bom. As lutas são todas boas, cada vez mais emocionantes e Naruto se mostra cada vez mais maduro, caminhando em direção ao modo de pensar de um Hokage. A evolução é natural e empolgante, seguindo a ideia mostrada no início do anime.

Naruto Shippuden possui Naruto e Sasuke como protagonistas, cada um trilhando seu caminho com alguns momentos de encontro. Até que é estabelecido que o poço de ódio que Sasuke se tornou fará de Naruto sua primeira vítima, antes de destruir Konoha. Naruto inclusive diz que se os dois se enfrentarem irão morrer, e talvez nesse momento ele conseguiam se entender.

Boa parte dessa expectativa forte do confronto se perde, pois a Guerra Ninja faz o Naruto ser uma versão genérica dele mesmo em vez de seguir amadurecendo (que o diga o ridículo momento em que ele diz para o Quarto Hokage que a Sakura é namorada dele). Ao mesmo tempo, o ódio do Sasuke segue sua trajetória sem qualquer conexão com o Naruto até a batalha final.

Mesmo na luta entre eles, não é tão impactante quanto os demais encontros. Para começar, Sasuke, que supostamente quer a paz pela ditadura do terror, chama o Naruto para lutar no Vale do Fim, como se fosse apenas um capricho seu. Não chega nem aos pés do Sasuke que covardemente tentou matar a Sakura, a Karin e atacou o Naruto na floresta sem pensar duas vezes. É uma luta bonita demais, como se estivesse ali apenas para acontecer, sem chances de nenhum dos dois ganhar.

Basicamente, Naruto se livrou do que deixava a obra maravilhosa e diminuiu a qualidade de toda a obra. A Guerra Ninja pega os elementos estabelecidos e cria uma história sem se preocupar em manter o clima e o rumo temático dos acontecimentos.
A falta de criatividade em bolar o final do Obito é mais um degrau na queda de Naruto. Ele é praticamente uma repetição completa do Nagato, só que, apesar disso, a luta contra ele, mais especificamente o golpe final, é muito boa. Todo o trajeto do conflito com o Tobi também é empolgante e muito, mas muito melhor que as brigas de monstro gigante feitas pelo Kishimoto.

Tirando a luta contra o Obito e o Madara, a Guerra Ninja tem altos e baixos em termos de importância pra quem assistiu o anime. As lutas não são lá essas coisas, valendo mais pela nostalgia ou o desejo de ver tal personagem. Um exemplo é a aparição dos espadachins da névoa (sendo que eles têm umas espadas que não são lá grande coisa, afinal são só espadas).

O que também é uma faca de dois gumes, pois Kishimoto gasta tempo demais com gente que não importa (Hanzou e Mifune) ou que já teve seu momento especial (Asuma e Zabuza) em vez de trabalhar personagens que deviam ser importantes. O Dan e o Darui da vila da nuvem são mais explicados no anime, mas os amigos próximos do Naruto não.

Há dois principais pontos negativos na Guerra Ninja: o exército inimigo é composto por zumbis imortais de chakra infinito (o que tira o peso da ação) e a estratégia de guerra não importa, porque, independente do que aconteça no campo de batalha, basta o Naruto vencer o Tobi ou ser vencido e a guerra acaba.

A Guerra Ninja contém reviravoltas demais, o que leva a uma ruim troca de vilão. Isso tira aquele aspecto de “vilão final” que é característico do shonen, pensando até o Madara. Por outro lado, o surgimento da Kaguya é extremamente sem importância, interrompe a luta contra o até então maior vilão de Naruto e leva a uma última batalha além do que ocorrera nos outros dois embates principais prévios.

A derrota da Kaguya é menos legal que a do Obito, sendo a personalidade dela (que quase não existe) também inferior ao Obito e ao Madara, que pelo menos estavam lá como vilões há mais tempo. O pega-pega é um ponto ruim, aos poucos encoberto pela espetacular última luta entre Naruto e Sasuke. No fim, o maior vilão de Naruto é absolutamente desprezível. Só não é esquecido por ser muito ruim.

Além da guerra ter durado quase uma vida tem fillers como o do Naruto robô que não faz nenhum sentido, por que no meio da guerra, todo mundo empolgado vai passar um filler sem sentido do Naruto robô?
É esse é mais um dos motivos de Naruto ser ruim.

Espero que você tenha gostado do post, comentem abaixo o que você acha do anime Naruto.

E lembrando que já temos vídeo no canal com o poque Naruto é ruim, recomendo vocês darem uma olhada pois o vídeo está muito legal:

Sobre o anime:

Naruto é um anime e manga criado por Masashi Kishimoto. A história acompanha a vida de Naruto Uzumaki, um jovem ninja com o objetivo de se tornar o Hokage, o líder de sua vila ninja.

Ao longo da série, Naruto enfrenta vários desafios e aprende lições valiosas enquanto luta contra inimigos poderosos e busca se tornar o melhor ninja que pode ser. Ele também faz amigos e aliados leais, incluindo Sasuke Uchiha, Sakura Haruno e Kakashi Hatake, enquanto luta pelo seu lugar na vila e pelo seu sonho de se tornar o Hokage.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. O anime do Naruto não é ruim!!!
    E um dos melhores desenhos já criado,isso ai é mentira😡

  2. O anime do Naruto não é ruim!!!
    E um dos melhores desenhos já criado,e isso é mentira!!!😠

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Anúncio bombástico: novo mangá de Naruto será lançado em 2023 por Masashi Kishimoto! Masashi Kishimoto revela o que o inspirou a criar Naruto Uzumaki!